Evolução

Evolução

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia 28/04/2010 - Eu cozinho em panela de ferro !!!

Minha mãe semana passada veio passar uns dias aqui em casa, e me trouxe de presente uma panela de ferro, afirmando que é muito bom para afastar anemia.
Então fui pesquisar em alguns sites e encontrei um que realmente afirma o que mamãe disse, por isto nunca duvide das mães....
Como em nosso caso a absorção de vitaminas dos alimentos é menor, vai aí uma opção para além das vitaminas é claro, colaborarmos com a nossa saúde.
A manutenção para o uso desta panela é meio chata, ou melhor trabalhosa, mas vale a pena.


Comprovado! Panela de ferro afasta a anemia!



A doutora em nutrição pela Unicamp, Késia Quintaes, estudou em 2004 as implicações nutricionais do uso de três tipos de panela: de ferro, de aço inoxidável e de pedra-sabão.
“A escolha dos materiais foi pelo simples motivo de terem Ferro em sua composição”, conta Késia.
“Queria provar que transferem a substância, podem ser utilizadas no combate à anemia.”
E liberam no cozimento não apenas o Ferro, mas também Manganês. Algumas passam ainda Cálcio e Níquel.
Os resultados positivos com ferro foram registrados em exames de sangue feitos em vegetarianas.
Durante 12 semanas, elas tiveram de usar a panela de ferro no dia-a-dia.
A concentração de hemoglobina (proteína sanguínea que serve de referência para medir a anemia) depois da experiência era 87% maior em relação ao início.
Porém, deve-se ter cuidado com sua utilização.
“Acima de 40 mg por dia o Ferro pode irritar o sistema gastrointestinal e provocar diarréia ou vômitos”, diz Késia.
Portanto, use com moderação.
Não todos os dias, especialmente para crianças.
Escolha um alimento (feijão, por ex.), e tempere-o na panela de ferro para consumo em 2 dias da semana. Ou faça legumes na Wok de Ferro, vez ou outra.
Para ler um resumo da tese da Dra Késia Quintaes, da Unicamp, entre aqui:

8 comentários:

Ludmila Garcia disse...

Isso mesmo...
apesar de ser pouco ferro, ajuda sim!
Aprovo tbem!

bjinhos!

claudia disse...

Eu cozinho em panela inox, amiga. Ganhei da minha mãe e aposentei todas as outras. Quero uma de ferro pra mim!!!! Beijinho

Fabíola Neves disse...

Todas as comidas daqui são feitas em panela de ferro!
Fiquei feliz por estar no caminho certo! Pena que meu ferro é tão baixo que nem isso deu conta de aumentá-lo.
Força na peruca e vamo q vamo!
Beijinhos

Claudia disse...

flor...
cortei sim e muito,pois meu cabelo estava abaixo da cintura...snif.
mas tive q cortar, né??? rsrsr.
menina, vou comprar uma panela de ferro, pois não tenho uma.....
beijinhosss e boa pesagem p/ essa segundona.

Cris Fênix disse...

Também estou querendo uma panela de ferro para mim.
Beijos

Graziane Raquel disse...

Oiee amiga,
Adorei isso hein.
Eu não tenho panelas de ferro, mais sempre quiz ter.
Elas dão um bocado de trabalho mais minha mae e minha nona sempre falam delas.
Beijos

Cris Fênix disse...

Grazi muito obrigada pelas palavras.
Espero que meu depoimento possa ajudar outras pessoas que passam pelo que passei.
Beijos

Fabíola Neves disse...

Miga,
Atualiza aí né???
Hoje vc faz 9 meses!!!! Yuhuuuuuuu!!!!!!
Parabéns!!!
Olha, obrigada pelos elogios de sempre!
Tomara que caia vai fazer parte da sua vida em breve. Nâo só isso, mas outras roupithcas que vc sempre quis também! É só questão de tempo!
Força na peruca e vamo que vamo!!!
Beijinhos
PS: só faltou vc pra aderir a minha campanha contra essa letrinhas abomináveis!!! Vou ter que digitar "ingsleli" affffff!!! hehehe
Tomara que dê certo de primeira.
kkkkkkkkk
Não deu certo de primeira...kkkkkkk
Agora vou ter que digitar "mingsper".
Ai meu Deus... será que é isso???? hehehe
Beijinhos