Evolução

Evolução

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A "vida" em renovação.

A águia possui a maior longevidade de todas as aves, podendo chegar aos 70 anos. Porém, mesmo com a possibilidade de viver tanto tempo assim, atingir essa meta não é fácil.

Num determinado período de sua vida, a águia tem de tomar a decisão mais importante de sua existência, da qual dependerá todo o seu futuro.

Aos 40 anos, ela se torna uma ave experiente, porém suas unhas atingem um comprimento muito grande, tornando-se flexíveis e inadequadas para agarrar suas presas. Seu bico desenvolve uma curva muito fechada, dificultando sua alimentação. Sua penas envelhecidas se tornam pesadas e voar já não é mais uma tarefa fácil. Ao atingir essa etapa, só restam as águias duas alternativas: entregar-se à situação e aguardar a morte ou se dispor a enfrentar um longo e doloroso ritual de renovação, que poderá lhe proporcionar cerca de mais trinta anos de vida. Caso esteja disposta a lutar, a ave terá que reunir forças e voar para o alto de uma montanha, escolhendo um local seguro onde permanecerá aproximadamente 150 dias.

Começa o duro ritual de transformação: a águia terá que bater seu bico contra as pedras até que este caia. O próximo passo é aguardar pacientemente até nascer outro. Usando seu novo bico terá que arrancar suas velhas unhas. Quando as novas começam a nascer, as penas é que são retiras, uma a uma. Segue-se um período solitário de espera até que nasçam outras. A falta de penugem a faz sentir frio da noite e o calor do dia queima sua fina pele. Mas a águia continua firme, pois sabe que a situação é passageira. Só depois de renovada toda a plumagem é que ela poderá dar seu tão esperado vôo para uma nova vida.

Muitas vezes nos sentimos fracos, sem condições de continuar, achando que nossa vida chegou ao fim. Porém, ao analisarmos a vida da águia, vemos que ainda há muito pela frente, mas que, para alcançarmos o que há mais além, é necessário estarmos dispostos a fazer determinados sacrifícios.
Momentos de reflexão, onde se escolhe um refúgio para meditar, podem ser muito valiosos.

É preciso abrir mão das coisas velhas, desprender-se do passado e olhar para frente com olhos decididos a vencer.

Autor: Desconhecido.

Recebi este texto na ida a minha terapeuta, me encaixei em tudo que ele diz e acredito em tudo isto para a minha renovação !!!

Nenhum comentário: